A Estrada Nacional N2 é a rota que nos une.
Uma viagem de norte a sul do país, que coleciona um conjunto de paisagens imperdíveis e de território por descobrir, a que a OZ Energia não ficou indiferente. E por isso, o nosso posto de abastecimento nas Alcáçovas, que integra parte do trajeto tornou-se um dos pontos onde em breve poderá receber o carimbo no Passaporte da Estrada Nacional 2.
Com o intuito de registar e identificar o turista desta rota, a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, surge este documento que permite também identificar os 35 municípios atravessados pela EN2 e é uma ótima forma a recordar a viagem por aquela que é uma estrada única na Europa.
O nosso posto de abastecimento das Alcáçovas, encontra-se na etapa 2 da EN2, e é o 3º waypoint em direção a sul, de um troço de 154 km, que começa em Montemor-o-novo.
Alcáçovas é uma belíssima freguesia alentejana do concelho de Viana do Alentejo. Repleta de sossego, esta localidade bastante antiga, destaca-se pelas faixas coloridas que envolvem portas e janelas. Esta cidade, situa-se no antigo itinerário romano que ligava Ebora a Salacia (Alcácer do Sal). Após os conflitos entre Mouros e Cristãos, Alcáçovas foi repovoada em 1259. Em 1290 o rei D. Dinis mandou reconstruir um dos castelos para servir de morada, reconhecendo a sua importância e beleza.
Chama-se Alcáçovas por se ter assinado o Tratado das Alcáçovas, a 4 de Setembro de 1479, colocando fim à Guerra de Sucessão de Castela (1479-1480), garantido à Coroa Portuguesa o senhorio da Guiné, Madeira, Açores e a conquista do Reino de Fez, no norte de África, desistindo o Rei Afonso V para sempre das suas pretensões ao trono de Castela.
O que deve visitar nas imediações?
- As belas Igrejas Matriz e da Misericórdia, ambas do século XVI;
- A Capela de Nossa Senhora da Conceição conhecida por “Capela das Conchas” (séculos XVII e XVIII);
- As Ermidas de São Pedro de Sequeiras, de São Teotónio, de São Geraldo, do Senhor da Pedra, de São Francisco;
- O Convento de Nossa Senhora da Esperança do século XV
- A Ponte Medieval de Pedra da Ribeira de Alcáçovas
- O Paço dos Henriques a residência real de Portugal no séc. XIV, onde se realizaram os casamentos dos pais de D. Manuel I de Portugal e da rainha Isabel I, a Católica de Espanha e onde foi assinado o Tratado de Alcáçovas.
- O Museu dos Chocalhos, que retrata um dos principais produtos feitos na freguesia desde tempos remotos.
O que deve provar?
- Bolo Real
- Bolo Conde de Alcáçovas
- Amores de Viana
- Sardinhas Albardadas
Onde abastecer?
Rua da Esperança; 7090-041 Alcáçovas; 38.392200, -8.156272
Principais pontos gastronómicos:
Pastelaria Sabores D’Avó
Boteco do Rossio
Café Restaurante Esperança
Restaurante Sabores da Vila
Desejamos-lhe uma viagem cheia de energia!