A OZ Energia e a Kitchenette chegam com mais um episódio de “A chama que nos une”, a série do YouTube que desvenda os segredos culinários dos chefs quando estão fora das suas cozinhas.
No oitavo episódio, fomos até ao Bar Alimentar – o novo “restaurante italianizado”, em Lisboa, onde pode encontrar boa comida vinhos e cocktails
O Chef João Magalhães, partilha uma receita especial, uma herança da sua Avó, que se tornou um verdadeiro mimo para a equipa quando trabalhava além-fronteiras. Afinal, é uma verdadeira comida de conforto.
Siga abaixo o passo a passo desta receita bem portuguesa:
Receita de Bacalhau com Natas
Por João Magalhães do Bar Alimentar
Ingredientes:
- 650g de bacalhau demolhado
- 5 cebolas médias
- 3 dentes de alho
- 175g de manteiga
- 600g de batatas cortadas em cubos
- Óleo para fritar
- 85g de farinha de trigo
- 2 dl de natas
- Queijo parmesão ralado
- Azeite
- Folhas de louro
- 1 molho pequeno de coentros picados
Preparação do Bacalhau:
- Coza o bacalhau em água com pouco sal ( vai depender do bacalhau que vai usar) e folhas de louro por cerca de 12 minutos, ou até estar completamente cozido.
- Enquanto o bacalhau coze, corte as cebolas em juliana e pique os dentes de alho. Refogue as cebolas e o alho em azeite e 100g de manteiga até as cebolas ficarem translúcidas.
- Depois do bacalhau estar pronto, reserve a água da cozedura, desfie-o e junte-o às cebolas refogadas. Verifique o tempero e ajuste o sal conforme necessário. Adicione os coentros picados à mistura.
Preparação das Batatas:
- Pode usar batatas com ou sem casca, mas se optar com, lembre-se de as lavar bastante bem. Corte-as em cubos e frite em óleo a 180°C até ficarem crocantes. Em seguida, misture as batatas fritas com o bacalhau e os coentros.
Preparação do Molho:
- Pré-aqueça o forno a 200°C.
- Para fazer o molho bechamel, derreta 75g de manteiga numa panela e adicione a farinha, misturando até obter uma pasta. Cozinhe por cerca de 1 minuto e adicione a água de cozedura do bacalhau aos poucos, mexendo constantemente até obter um creme espesso, conhecido como roux. Depois, adicione as natas ao molho, tendo cuidado para não ficar demasiado líquido. Verifique o tempero.
Finalização:
- Misture o molho bechamel com a mistura de bacalhau e batatas. Polvilhe com queijo parmesão ralado.
- Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos, ou até que fique dourado.
- Deixe arrefecer por 30 minutos antes de servir.
Dica do Chef João: Para um molho bechamel perfeito, o segredo está num bom roux. Junte a manteiga e farinha e depois adicione a água de cozedura do bacalhau aos poucos, mexendo sempre para evitar grumos. Regue generosamente com o molho antes de levar ao forno.
Assista ao vídeo aqui.