Sabemos que para alguns de nós cuidar do carro é um verdadeiro desafio que nos enche de dúvidas. reunimos um conjunto de informações e dicas fundamentais sobre quando e como trocar o óleo do seu carro:
A função do óleo é manter as peças do seu carro lubrificadas e refrigeradas, para que quando o motor atinja determinadas temperaturas, possa evitar danos por atrito.
Por ser um elemento essencial para o bom funcionamento do motor, é necessário rever regulamente o nível do óleo ou mudá-lo com frequência, com o fim de evitar a detioração do motor.
É aconselhado que o óleo do carro deva ser mudado, pelo menos uma vez por ano. no entanto, esta indicação requer sempre de uma indicação personalizada do fabricante do carro face à idade e quilómetros percorridos.
Se a sua dúvida incide sobre de quantos em quantos quilómetros deve trocar o óleo do carro, tem primeiro de compreender que esta troca poderá oscilar mediante a tipologia de óleos. no caso dos óleos sintéticos, deve mudar de óleo entre os 10.000 e os 20.000 quilómetros, no caso de óleos minerais, deve trocar a cada 5.000km, os óleos semissintéticos deverão ser trocados a cada 15 000km, já o óleo sintético long life deve seguir indicações do fabricante do carro.
Respeite sempre o tipo de óleo que foi pensado para o seu carro pelo fabricante, tal como a sua norma.
Como o óleo tem de estar sempre a circular, este deve manter a viscosidade suficiente para os momentos em que o motor aquece.
Para ler os rótulos de viscosidade do óleo deve compreender que o primeiro número antes do w é a viscosidade a frio (por exemplo, 5 no óleo 5w30, e 10 no óleo 10w40) e que o segundo número refere-se à viscosidade quando o motor atinge 100 graus (ou seja, 30 no óleo 5w30 e 40 no óleo 10w40).
Não existem óleos ideal para carros a gasolina ou gasóleo, mas existem três classificações mais comuns que são a ACEA, API e SAE. em Portugal seguimos a ACEA.
Nas indicações da associação europeia de fabricantes de automóveis (ACEA), as letras têm o seguinte significado: a letra a: refere-se aos motores que utilizam gasolina; a letra b: refere-se aos motores que utilizam gasóleo; a letra c: refere-se aos veículos equipados com filtro de partículas.
Pode usar óleo para motores a gasóleo num motor a gasolina, desde que tenham a classificação a3/b3 (ACEA) ou sl/cf (API). no entanto, aconselhamos que não arrisque e confirme, sempre, as especificidades do óleo e consultar uma oficina especializada.
Evite fugas de óleo. se tiver óleo a mais no motor, é possível que entre em combustão. se identificar qualquer tipo de fuga de óleo, não circule na viatura e chame a assistência em serviço.
Além de mudar o óleo, é fundamental trocar sempre o filtro do óleo.
Apesar de poder fazer a troca de óleo por si, recomendamos que consulte sempre especialistas, porque poderá necessitar de manutenções adicionais.
Saiba mais nas nossas redes sociais.
Conheça os nossos artigos aqui.


