Porque a descarbonização da mobilidade tem-se tornado cada vez mais evidente no nosso dia a dia e também porque passa a integrar a componente fundamental do combate às alterações climáticas, desde Março de 2022 que foi assumido um novo compromisso em Portugal. O objetivo é atingir a neutralidade carbónica em 2050 através do VEN – o Incentivo pela Introdução de Veículos de Emissões Nulas.
Este apoio teve início em 2017 para fomentar a mobilidade elétrica e, desde 2019, também a mobilidade ciclável. O apoio direto ao consumidor é de 10 milhões de euros e será aplicado em 4 áreas que representam um grande impacto para a sustentabilidade das cidades: Ligeiros de Passageiros, Logística Urbana, Mobilidade Ativa Ciclável e Carregadores de Veículos Elétricos.
A mobilidade das pessoas e bens (transportes ou meios emissores de gases que provocam efeito de estufa) exerce uma pressão significativa na qualidade do ar, que provoca, assim, impactos significativos na saúde pública e na qualidade de vida e do espaço urbano.
Desta forma o VEN 22, a par de outras políticas públicas, visam tornar mais atrativo o uso de transportes públicos, que constitui a espinha dorsal de um sistema de mobilidade sustentável e fomenta o uso de outros modos ativos, sempre que possível e, promove a adoção de veículos individuais com emissões nulas.
Descubra mais aqui.
Para mais informações descubra as nossas notícias OZ Energia.


