Num momento de crise mundial em que o foco é orientado para a poupança, a mesma passa também por criar algumas estratégicas de otimização dos nossos veículos, uma vez que, ao apostarmos em deslocações mais amigas do ambiente, estaremos também a poupar.
Por isso, reunimos 4 dicas que consideramos importantes para dar um passo na poupança de combustíveis e do nosso ambiente:
#1 – Reduza as viagens curtas de carro
Sabia que quando o motor do carro está frio produz mais CO2? Isto quer dizer, que inevitavelmente acaba por aumentar a poluição do ar. Por isso, se tens pequenas viagens para fazer, opte por transportes públicos, pequenos passeios e caminhadas. Desta forma, contribui para uma redução acentuada de dióxido de carbono evita maiores alterações climáticas.
#2 – Revisões Regulares
Crie um sistema de revisões periódicas, para compreender o estado do seu carro. Por exemplo, se existirem componentes da viatura que não estejam a funcionar corretamente, como o catalisador, filtros, escape, embraiagem, a probabilidade de existir um aumento de gases poluentes, no momento em que o carro está em deslocação é elevada. Por isso, aposte numa periodicidade de revisões.
#3 – Opte por automóveis a GPL
As emissões de CO2 de um carro a GPL são aproximadamente 80% inferiores do que aquelas emitidas por um carro a gasolina e 90% inferiores às emissões de um carro a gasóleo. Esta é sem dúvida o meio mais ambiental de atestar um automóvel. Por isso, a primeira vantagem da utilização de GPL é o cuidado ambiental e o facto de ser um combustível menos poluente, por ser mais refinado, conter menos impurezas e consequentemente menos emissões de gases poluentes.
#4 – Evite o trânsito
Por fim, evite as horas de circulação com muito trânsito ou zonas onde possa existir muito congestionamento. As áreas de circulação onde acontece o chamado para-arranca é sem dúvida, onde acontece grande parte da emissão de gases com efeito de estufa.
Acompanhe-nos nas nossas redes sociais.